quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Para refletir


Professores falando sobre Inclusão e Diversidade, para vocês qual é o maior desafio no ambiente escolar quando se trata deste assunto? E como trabalham com isso no dia a dia?


Fonte: https://www.eadespacoeducacional.com/produto/curso-educacao-diversidade-e-inclusao-200-horas.html

14 comentários:

  1. Oi Juliana.
    Essa questão é bastante discutida por mim em minhas aulas, mas confesso que não é fácil lidar com as diferenças. A cultura da inferioridade é ensinada em casa, infelizmente. Ninguém nasce preconceituoso, racista, enfim, mas desde cedo aprendemos, na primeira unidade social da qual fazemos parte, nossa família, a sermos preconceituosos, racistas...
    Vou citar um exemplo: Quando, perto da criança, a mãe comenta com alguém - "Nossa! Como minha amiga está gorda!" - com tom de desaprovação. A criança entende que, ser gordo é ruim.
    Esse é só um exemplo. Reflita sobre meu posicionamento.

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    1. Perfeito sua colocação Danila, a criança nasce pura e neutra a diversos assuntos, mas se espelha na atitude de seus familiares, e assim muitas vezes adota atitudes preconceituosas e tem dificuldades em aceitar o que não lhe parece "normal".

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  2. Um dos desafios da inclusão e diversidade é nivelar a turma para ser um grupo colaborativo, que tenha empatia, que se preocupe com o colega e o ajude para que todos completem a trajetória da disciplina com grande aproveitamento.

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    1. Isso Josiane, acredito que o primeiro passo é o aprendizado colaborativo, os trabalhos em grupo para maior entrosamento dos alunos.

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  3. Olá Juliana
    Que lindo a temática do seu blog, tema muito pertinente.
    Concordo com a colega Dalila, que comentou ali em cima já somos ensinados desde pequenos sobre a cultura da inferioridade, muitas vezes as crianças que nem compreendem corretamente o certo e o errado, julgam pois aprendem em casa. Corrigir esta visão é uma tarefa árdua para o professor em sala de aula.
    Mas acredito que aos poucos estamos melhorando esta concepção em nosso meio, apesar de ainda encontrarmos muitas barreiras.

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    1. Obrigada Paty! Sim vejo como um grande desafio para o professor fazer as crianças aceitarem as diferenças dentro da sala de aula. Mas acredito que se trabalharmos na escola temas polêmicos como este poderemos mudar a visão de alguns alunos e fazer com que os mesmos levem isso para sua vida fora da escola também. O que acha?

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  4. Já tive uma aluna deficiente visual, que possuía um notebook e materiais cedidos pelo estado. Não havia outro professor para ela. Uma dificuldade que tive foi como preparar atividades e como conduzir a aula de uma maneira que integrasse todos os alunos, sem exclusão de nenhum. Acho que falta uma formação inicial para o professor e um acompanhamento de situações de sala como essa.

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    1. Bem comentado este ponto Monique, a ajuda de um profissional capacitado na sala de aula (segundo professor), para auxiliar. Capacitações para todos os colaboradores e professores, com demonstrações de como agir em casos de alunos especiais também seria de muita importância.

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  5. Verdade Monique. O que acontece nas escolas hoje, infelizmente, está longe de poder ser chamado de inclusão. Nós, professores, muitas vezes nos deparamos com alunos cujas necessidades especiais de aprendizagem ultrapassam nossa capacidade. Não recebemos nenhuma preparação para isso e quando recebemos é sempre de forma genérica. Há ainda alguns casos onde o aluno conta com o apoio de um segundo professor, mas que muitas vezes este sabe tanto quanto nós como agir diante desta condição.

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  6. A maior dificuldade para mim, são os alunos com Transtorno Opositor Desafiador, é muito difícil trabalhar com estes alunos, além de agressivos eles não parecem ter interesse em estudar, já sofri até mesmo agressão por um aluno na escola. Enquanto nas demais inclusões, por mais que falte conhecimento e pratica, ao pesquisar conseguimos ir montando estratégias para auxiliar os alunos, mas os que tem TOD tem parecido bem impossível para mim.

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    1. Nossa que triste Jocimara... É acredito ainda que os professores devem ser mais preparados para poderem enfrentar essas situações, pois as dificuldades são imensas.

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  7. Olá, Juliana!
    Confesso que nem sempre é fácil trabalhar com a inclusão! Tenho muitas angustias em relação o tema, e por vezes,temo que algumas diretrizes só ficam no papel mesmo.
    Como professora a diversidade é veemente presente no ambiente escolar, trabalhar tais diferenças é o desafio, mas não é impossível se for trabalhado "as diferenças" desde o início da vida escolar, bem como, um trabalho a ser realizado e conjunto com a família. É possível lidar com as diferenças e ao mesmo tempo incluí-las ao ambiente.
    Sobre a minha experiência com educação especial... No início me sentia "frustada" com algumas situações que não dependiam somente do meu trabalho, acredito que para a inclusão ser bem sucedida em todos os níveis de ensino todos os profissionais que compõe as instituições escolares deve entrar em consonância, quando trata-se dos alunos especiais que frequentam a escola regular, mas as estratégias de acordo quase nunca ocorrem, devido a falta de interesse de muitos profissionais entre outros fatores que contribuem para que a inclusão não seja aplicada integralmente.

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