Para
promover o respeito e a valorização da diversidade na sala de aula, é essencial
propor a prática de atividades que estejam adequadas à idade
do aluno e ao contexto vivenciado na escola. Algumas sugestões são:
1. Fortaleça a autoestima a partir da representatividade
As
crianças, adolescentes e jovens no geral carecem de bons exemplos. Por isso,
por meio de aulas expositivas sobre História ou demais disciplinas, o professor
pode fortalecer a autoestima dos seus alunos apresentando figuras consideradas
símbolo de representatividade, ou seja, que se destacaram em suas jornadas pela
busca de reconhecimento e respeito.
Para
trabalhar a questão do racismo, por exemplo, o educador pode contar as
histórias de pessoas negras que ganharam destaque nacional ou internacional ao
combater o preconceito racial e fortalecer a população negra. Além disso,
também pode-se usar a literatura
para mostrar a crueldade da escravidão, mas, acima de tudo, evidenciar a
cultura e a capacidade dos negros de se organizar e de sobreviver.
2. Faça dinâmicas de integração para crianças
As
brincadeiras de integração e dinâmicas de grupos são ótimas aliadas do
professor na hora de trabalhar a diversidade em sala de aula na educação infantil. A maioria das
atividades pode ser adaptada de acordo com a realidade e necessidade do
educador e sua turma. Com essas práticas, as crianças aprendem a lidar com as
diferenças e a conviver coletivamente sem qualquer tipo de discriminação.
Nesse
caso, uma atividade interessante é o painel da diversidade, que propõe
personalizar bonecos de cartolina. Funciona assim: o professor faz um boneco de
cartolina branca ou papel pardo para cada aluno, entrega tintas,
canetinhas, revistas e cola, e instrui os alunos a personalizá-lo de
acordo com as suas características ou vontade.
Ao
final da atividade, todos vão ter um boneco único. Em seguida, o educador cola
os bonecos de mãos dadas no painel da diversidade para simbolizar a amizade e o
respeito, e conversa com a turma para esclarecer dúvidas sobre o tema.
3. Explore a diversidade por meio de filmes infantis
Os
filmes infantis e desenhos animados são recursos atuais e que geram identificação,
sendo perfeitos para explorar as diferenças no ambiente escolar. O
professor pode promover o dia do cinema na sala de aula, espalhando colchonetes
e almofadas pelo chão para que os alunos possam assistir ao conteúdo
confortavelmente.
Um
dos filmes mais indicados para essa situação é o do ‘’Shrek’, que é composto
por cenas que refletem sobre a diversidade, o conceito de normalidade e os
lugares que a sociedade julga estarem destinados para as pessoas que são
consideradas diferentes, levando em consideração padrões estéticos e fúteis.
4. Execute dinâmicas que estimulem valores
É
durante a educação infantil que construímos a maior parte dos valores que
carregamos por toda a vida. O exemplo, as situações e o convívio fornecem
aprendizagens importantes para as crianças.
Pensando
nisso, uma das funções do
professor deve ser se preocupar em compreender os sentimentos
dos discentes, o que pode ser feito com a exploração das suas qualidades,
exercitando as suas necessidades e superando-as no cotidiano escolar.
Quando
se trabalha valores como a amizade, honestidade, o amor e o respeito ao
próximo, também se está valorizando a diversidade na sala de aula.
Para
essa situação, o educador por usar a dinâmica do feitiço que vira contra o
feiticeiro — todos os alunos formam um círculo e se sentam no
chão, em seguida escrevem em uma folha o que gostariam que o seu colega do
lado direito fizesse. Porém, são eles que vão realizar a atividade proposta ao
seu amigo. Assim, ensina-se a não fazer o desejar para o outro o que você não
quer para si.
5. Use os personagens da literatura infantil
A
literatura infantil tem diversos exemplos que podem ser usados para ensinar as
crianças a lidar com as diferenças. O ideal é fugir dos livros politicamente
corretos e com raciocínios prontos, dê preferência para as histórias que
permitem que os alunos façam uma reflexão.
O
professor pode contar a clássica história do Patinho Feio e depois pedir para
que os alunos desenhem o seu próprio patinho, passando a ideia de que não
existe um desenho mais correto do que o outro, de que todos nós
temos características únicas e que devem ser respeitadas.
“É papel da
escola e dos seus educadores trabalhar a diversidade na sala de
aula. Assim, formam-se cidadãos com valores humanos, que são capazes de
respeitar as diferenças culturais, étnicas, religiosas, ideológicas, entre
outras”
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